sábado, novembro 26, 2005

 
Abel Xavier suspenso por 18 meses.
“O jogador foi considerado culpado de desrespeitar os regulamentos antidoping da UEFA. Como resultado, a comissão de Controlo e Disciplina decidiu impor uma pena de 18 meses a Abel Xavier.”

São estas as palavras do comunicado da UEFA que podem ter posto um final na carreira do ex-internacional português. O jogador do Middlesbrough foi ouvido esta quarta-feira, 23 de Novembro, na sede da entidade máxima de futebol europeu em Nyon, na Suiça.
Lembre-se que Abel Xavier havia testado positivamente a presença de metandienona, “um esteroíde anabolizante que figura na lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidopagem”, afirma o comunicado emitido pela UEFA. Foi no final do jogo da segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA, frente aos gregos do Xanthi no dia 29 de Setembro, que uma análise à urina do jogador português de 32 anos de idade lançou a primeira suspeita de doping, vindo esta a ser confirmada pela contra-análise, que revelou a existência da substância ilegal que alegadamente diminui os níveis de cansaço e reforça a capacidade de concentração.
O clube inglês que Abel Xavier representa desde Agosto passado, altura em que foi contratado para substituir o holandês Michael Reiziger, foi informado a 15 de Outubro de que o ex-internacional português seria suspenso de todas as competições a partir do dia 17 desse mesmo mês. Apesar de tudo os dirigentes do Middlesbrough sempre se colocaram do lado do jogador, que nunca deixou de se declarar inocente alegando que tomou apenas suplementos alimentares.
Abel Xavier logo após o anúncio da decisão da UEFA anunciou que vai recorrer, tendo para isso 72 horas, após ter recebido a notificação.
Após esta decisão do Comité de Controlo e Disciplina da UEFA o jogador português torna-se assim o primeiro jogador da primeira liga inglesa a ser condenado pelo uso de esteroídes, anteriormente só Bosnich e Mutu, ambos do Chelsea haviam acusado positivo num controlo antidoping, mas a substância encontrada foi cocaína. Recorde-se que já em 2002 um outro jogador português, Fernando Couto, esteve suspenso durante 10 meses por ter acusado nandrolona.
Abel Xavier que se notabilizou no Benfica, passou pelos turcos do Galatasaray, pelos holandeses do PSV Eindhoven, pelos italianos da AS Roma (clube do qual se transferiu para o Middlesbrough) e pelos ingleses do Everton e do Liverpool, pode, assim, ter visto a sua carreira chegar ao fim da pior maneira.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?