sexta-feira, novembro 25, 2005

 

Se toda a gente achou que foi uma grande vitória trazer a edição de 2006 do Dakar para Portugal, que dizer agora que foi confirmada que até 2008 será o nosso país a albergar a prova rainha do Todo-o-terreno mundial? Esta confirmação foi dada quando da apresentação ao público da prova, que vai ter início a 31 de Dezembro, em Lisboa e vai terminar a 15 de Janeiro em Dakar, a capital do Senegal.
A prova que este ano completa o seu 28º aniversário, vai ter algumas novidades, tanto em termos de percurso, como ao nível do regulamento. Assim, destaca-se a partida de Portugal, que se vai tornar o 24º país a receber este rali, com duas etapas a realizar-se nas planícies alentejana e algarvia, que poderão animar desde aí a luta pelas primeiras posições. Em África, a caravana vai passar por Marrocos, que se caracteriza por ter pistas técnicas mas com alguma areia; na Mauritânia dá-se entrada no deserto e nas etapas em que a navegação é determinante; no Mali, Guiné (país que não se visitava desde 1996) e Senegal a areia fica para trás mas uma boa navegação continua a ser fundamental para se conseguir um bom resultado.
Em termos do regulamento, algumas alterações tiveram que ser feitas para melhorar as condições de segurança dos pilotos, mas também para tornar a prova mais atractiva. Assim, foi restringida a velocidade máxima dos camiões e das motos a 150 km/h; todos os participantes têm que levar nos seus veículos o novo sistema de localização, que permite localizar mais facilmente estes em caso de acidente, permitindo também que haja comunicação entre a organização e o concorrente; nos veículos também vai ser instalado um avisador de ultrapassagem, que vai dar mais segurança quando se tem que ultrapassar pilotos mais atrasados. Este sistema está acoplado à buzina da viatura e avisa o concorrente quando este tiver atrás de si alguém que esteja a circular mais rápido.
No que diz respeito aos pilotos portugueses, destacar que este ano vão estar presentes 27 equipas lusas, sendo que só dez serão repetentes. Carlos Sousa, piloto semioficial da Nissan será o nosso principal representante, já que é o próprio que afirma ter condições para alcançar uma posição entre os cinco primeiros.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?