segunda-feira, março 27, 2006
Aquilo que muitos já vaticinavam, acabou por acontecer: o Penafiel disputará a época 2006/07 na II Liga Portuguesa de Futebol Profissional
Está consumado. O FC Penafiel é o primeiro clube da Liga Betandwin a descer à II Liga na presente época.
Apesar de no final da primeira volta do campeonato, a equipa orientada por Luis Castro, já saber praticamente qual seria o seu futuro, ontem, frente ao Sporting, as dúvidas foram dissipadas por completo. Com a derrota por 2-0 em Alvalade, é agora matematicamente impossivel ao Penafiel a manutenção no principal escalão do futebol profissional português. Com apenas 13 pontos em 28 jornadas, a equipa nortenha é a primeira das 18 equipas a não evitar a descida.
O percurso do Penafiel esta temporada foi desastroso: apenas 13 pontos quando somente faltam disputar seis encontros para a época findar. Perfaz um total de 2 vitórias, 7 empates e 19 derrotas. Se juntarmos a tudo isto 54 golos sofridos contra 19 marcados, percebe-se o porquê da má prestação do conjunto penafidelense.
No entanto, os responsáveis do Penafiel, pela voz de Nuno Diogo, defesa central da equipa, afirma que "apesar da descida de divisão estar consumada, seremos dignos e vamos lutar pelos 3 pontos em cada jogo. Será esse o nosso objectivo a partir de agora". O técnico Luis Castro foi também ele de encontro às palavras do seu jogador, referindo que "o Penafiel elevará ao máximo a verdade desportiva para não sermos acusados de não dar tudo em cada jogo".
Registe-se que o Penafiel tem 12 presenças na I Liga Portuguesa e a sua melhor classificação foi um 10ª lugar nas épocas de 1980/81 e 1987/88.
Fonte:http://www.record.pt/noticia.asp?id=701829&idCanal=6